terça-feira, 10 de novembro de 2015

Como Me Apaixonei Pela Leitura


Salve,queridos!
  O ambiente possui uma grande importância para o desenvolvimento humano. O modo como de pequenos somos educados e onde crescemos tem uma grande influência quanto aos hábitos, os gostos e interesses que temos.

  Tenho em minha memória de quando criança, meu tio, sentado na varanda de sua casa contando histórias inventadas que a cada repetição pedida era modificada. Na história do lobo guará,o pobre não possuía nome ,sua mãe era "a mãe" e os demais animais eram chamados de acordo com sua espécie. O cenário era uma floresta que mais parecia toda uma biosfera, com animais de todos os lugares e hábitos. Lembro de que ao final da história era a nossa vez de contar, na minha versão a história tinha o mesmo começo,meio e fim, acrescentava apenas pequenas modificações ,ela parecia perfeita.

  Quando aprendi a ler, passei a ganhar pequenos livros ilustrados de forma constante,os títulos, em sua maioria, eram escolhidos por mim. Pequenas metas eram traçadas,seguidas de brincadeiras e competições do tipo "quem ler melhor", eu não era do tipo que ganhava.

  Quase todas as noites, antes de dormir, deitávamos na cama da mamãe, na expectativa da história que estava prestes a ser contada, escolhida naquele livro didático de sempre."A galinha e o trigo" era a parábola escolhida. A leitura era feita de forma alternada, o tédio nunca vinha.

  Nem todas as pessoas possuem as mesmas influências.Para alguns,diferente do meu caso, a origem do amor pela leitura pode não estar na infância; a beleza sonora de quando se lê pode não ser algo nato, assim como não foi comigo... Mas nunca é tarde demais para que o hábito de ler seja adquirido, basta tentar ler um pouco diariamente, não como obrigação, como um meio para alcançar um objetivo.Ler é questão de querer.

0 comentários :

Postar um comentário